Mensagens populares

Cães


Cão Pastor Old English / Bobtail

O cão pastor Old English, também conhecido por Bobtail (devido a ter a cauda cortada), é famoso pela sua pelagem grande e volumosa.

O seu pêlo comprido não deve ter caracóis nem deve estar emaranhado. 


A pelagem é branca com manchas cinzentas ou outra cor parecida.



Altura
Peso
Machos
Mínimo 61 cm
36,5 kg
Fêmeas
Mínimo 56 cm
29,5 kg



Este cão é alegre, amigável, social e ativo e pode viver até por volta dos 12 anos.

Necessita de muito exercício físico e cuidados regulares com a pelagem, para não se embaraçar.







___________________________________________________________________________________




Kuvasz Húngaro

Esta raça foi usada como cães de guarda pelas antigas tribos húngaras.

Este cão é muito popular nos EUA.

É um cão grande e poderoso, o seu pêlo branco é um pouco ondulado e um pouco espesso.

 O sub-pêlo é lanoso e delicado.


Altura
Peso
Machos
71-73,5 cm
40 – 52 kg
Fêmeas
66 - 70 cm
30 – 43 kg


O Kuvasz Húngaro é um cão muito bonito, mas não é o mais fácil de se ter como animal de estimação. 

Embora seja leal e dócil para os seus amigos, considera a sua tarefa de guarda essencial, pelo que desconfia dos estranhos.





___________________________________________________________________________________


Cão de Água Português

O Cão de Água Português pode apresentar uma pelagem sólida, de cor branca preta ou castanha, ou malhada, combinando o branco com o preto ou o castanho.

Os exemplares pretos e brancos apresentam a pele ligeiramente azulada.


O cão d’água português vem do Algarve, em Portugal.
Uma das características que torna o Cão de Água Português especial é o facto de ser hipoalergénico, ou seja, é recomendado para pessoas com alergias a animais e com problemas respiratórios que muitas vezes se vêm incapacitadas de ter um animal de companhia. 
O pêlo do Cão de Água Português não provoca reacções alérgicas.

O Cão de Água Português tem uma membrana interdigital, que lhe confere de facto uma capacidade de nadar muito mais rápida que a maioria das raças caninas. Estas membranas servem também para auxiliar o mergulho.

Originalmente o cão d'água - excelente nadador - foi utilizado pelos pescadores portugueses como ajudante nos barcos, guiando cardumes de peixes às redes, recuperando objetos caídos na água, levando mensagens entre barcos e entre a terra e o mar e outras atividades variadas.

Esta raça já esteve perto de extinção.
O Cão d’Água Português é um animal energético, cheio de vida e sempre disposto a dar um mergulho.
Como devem saber, o cão da família Obama, chama-se Bo e é um Cão d’Água Português. 




________________________________________________________________________

Dálmata



Altura Ideal
Peso Ideal
Machos
56 a 61 cm
Cerca de 27 kg
Fêmeas
54 a 59 cm
Cerca de 24 kg

Cão rápido, forte, sociável e amigável. 
Percebe facilmente o estado de espírito dos seus donos através do tom de voz. Por outro lado não esquece algo de mau que lhe façam – retrai-se e fica triste.
O dálmata gosta muito de viajar de carro, mas existem alguns que enjoam muito depressa.

O pêlo deve ser escovado duas vezes por semana .
Dois a quatro banhos por ano são suficientes, só devendo dar banho aos cachorros a partir do terceiro mês. No entanto, se o cão tiver andado a brincar junto de lixo, excrementos ou tiver tomado banho no mar, então será conveniente dar-lhe banho. 

Cuidados

Nunca dê ao seu cachorro leite de vaca, pois este irá provocar-lhe graves problemas intestinais. Não lhe dê carne crua.

A alimentação de um cachorro nas primeiras 3 semanas de vida é de leite materno. A partir da 3ª semana começar-se-á com pequenas porções de ração, não deixando o leite maternos até à 5ª semana. Até aos 4 meses deverá ser alimentado três vezes por dia, a partir do 4º mês reduzir para duas refeições e a partir do mês 10 reduzir para uma refeição por dia, lembre-se de dar as refeições todos os dias à mesma hora. 

Respeite as quantidades indicadas na ração, não deixando o cão encher-se demasiado. Caso o seu cão não coma tudo de uma só vez, não deixe ficar no comedouro o resto da comida, retire-a e volte só a alimentá-lo na próxima refeição. O cão deverá ter sempre à disposição água limpa e fresca.



__________________________________________________________________________________


Beagle

Esta raça inglesa é muito popular em muitos países.

O Beagle é conhecido por ser bom com as crianças e com outros cães, além dessas características é energético, ativo mas larga algum pêlo.




É muito amigável, resistente, afectuoso e brincalhão.


Altura
Peso
33 – 41 cm
 Cerca de 9 kg


Vive bem num apartamento desde que seja passeado diariamente, como qualquer outro cão.


Só precisa de ser escovado ocasionalmente, devido ao seu pêlo curto.

Contudo para não largar tanto pêlo pela casa, é aconselhado escová-lo pelo menos 2 vezes por semana.









Pastor Australiano



               Altura Peso
Macho 51 a 58,5 cm 16 a 32
Fêmea 46 a 53 cm 16 a 32

Apesar do seu nome, esta raça não é originária da Austrália, apenas foram levados pelos pastores de Espanha, quando emigraram para a Austrália. Depois foram para a América e foi aí que foi reconhecida a raça.
O pastor australiano é um cão ágil, amistoso, no inicio reservado, mas aprende depressa.
O pêlo é liso ou ondulado de textura e comprimento médios. O sub-pêlo é à prova de água. O pêlo do pastor australiano pode ser preta, azul, azul-melro ou vermelha (todas elas podem ter pintas castanhas).




Akita

      Macho Fêmea
Peso   45-59 kg 32-45 kg
Altura 64-70 60-64
Vida      ± 10 anos
Pêlo           2 camadas

Cuidados 

Duas vezes por ano os Akitas trocam o seu sub-pêlo. Isso quer dizer que eles perdem toda a sua pelagem interior. Essa troca de pelo é muito intensa e pode durar mais de um mês. Em locais de temperaturas quentes essa troca pode ser mais frequente e certamente é bem mais intensa do que em locais de temperatura mais constante e amena.
A boa notícia é que fora da época das trocas da pelagem, os Akitas são muito fáceis de cuidar, bastando uma boa escovada por semana e poucos banhos por ano. 
A escovagem semanal serve para remover pelos mortos e estimular o crescimento de novos pêlos. A má notícia é que essa troca de pelagem é muito trabalhosa. 
O sub-pêlo dos Akitas parece uma lã e sai em tufos e nessa época a escovagens têm de ser diárias.


Os Akitas realmente são cães muito limpos e não tem tanto "cheiro de cão". Há quem diga que se limpam, como os gatos, por isso mesmo é que os banhos devem ser dados com muito pouca frequência. Um banho por mês (no máximo) é suficiente se deseja evitar problemas de pele. Banhos muito frequentes fazem com que o Akita perca a oleosidade natural da pele, o que pode originar diversos problemas de pele, dos mais simples até os mais graves. 
O pêlo de um Akita saudável é impermeável, e este é outro motivo pelo qual eles se mantêm limpos e não ficam sujos muito facilmente. O pêlo é protecção do frio e do calor.

Se o cão estiver muito sujo, escove-o bem e limpe-o com alguns lenços humedecidos. Isso é o suficiente. 
Um cuidado necessário que não deve ser esquecido é manter sempre as unhas curtas (você não deve conseguir ouvir o "click click" quando eles andam em piso liso). Isto é extremamente importante para cães que vivem dentro de casa ou em jardins onde é muito difícil que o cão consiga desgastar as unhas naturalmente.  


Outro cuidado que se deve ter com os Akitas é aparar o pêlo que cresce entre as almofadas das patas. Para cortar esse pêlo deve utilizar uma tesourinha com as pontas arredondadas para evitar magoar o cão. Um óptimo instrumento para essa operação é a tesourinha para aparar pelos do nariz.

Importante

Os Akitas são cães muito unidos às suas famílias e o seu local preferido é, sem dúvida, perto delas. São óptimos cães para apartamentos, mas preferem ar livre.
Porém, se a intenção é mantê-los fora de casa, o local deve ser bastante seguro. 
Um canil ou área para Akitas deve ter grades ou muro bem altos. Os Akitas gostam de saltar por natureza e podem fugir facilmente se alguns cuidados não forem tomados. 
Os Akitas costumam saltar muros de até dois metros de altura e é preciso ter cuidado com quaisquer objectos que possam ser utilizados como apoio para facilitar sua fuga. 













































Sem comentários:

Enviar um comentário